quarta-feira, 27 de maio de 2009

Por que eu tenho um blog?

Há algum tempo eu queria escrever sobre isso e com o incentivo da Vanessa acabei me decidindo.
.
A resposta à pergunta do título seria bem simples: porque eu amo escrever. Quando era pequena, escrevia meus próprios contos. As pessoas estranhavam (não sei por que) quando perguntavam qual era a minha matéria preferida e eu respondia "Redação", além de História e Artes. Mas eu gostava mesmo. Escrever sempre foi mais que um hobby para mim, era e é quase uma necessidade. Meus textos são uma continuação da minha pessoa. Escrevo para expressar o que penso e sinto, para difundir uma idéia, para refletir, questionar, denunciar. Mas acima de tudo escrevo porque isso me faz bem.
.
O blog seria então um espaço onde posso compartilhar com outras pessoas os meus pensamentos e conhecer opiniões parecidas e diferentes das minhas. De certa forma, gosto de pensar no meu blog como um lugar onde ninguém pode me atingir. É claro que existe o respeito ao próximo e eu aceito sugestões e críticas, mas dentro desses parâmetros e dos meus príncipios, aqui eu escrevo sobre o que eu quiser. Quem não gostar, não é obrigado a ler.
.
É também um lugar que me proporciona experiências maravilhosas e que me trouxe e continua trazendo pessoas incríveis.
.
Antigamente, eu lotava cadernos e diários com meus textos. Cheguei até a blogosfera por meio da Sarah, uma amiga muito querida, que infelizmente, hoje não tem mais blog. Daí em diante já tive alguns blogs. Adoro blogar. Postar meus textos, ler os comentários dos amigos e visitantes.
.
Preconceito contra blogueiros existe sim. Eu, sinceramente, aperto meu botãozinho de "dane-se".
.
Não, eu não tenho esse espaço para me promover, nem para juntar seguidores, nem para falar dos fatos não-interessantes do meu dia-a-dia (ex.: hoje eu fui ao shopping, comprei maquiagem da marca X, um sapato da grife Y e almocei no restaurante Z). Esse tipo de coisa você não vai encontrar aqui. Eu busco o crescimento, a reflexão, a criatividade, a soma. Gosto de pessoas inteligentes que têm algo a acrescentar. É por isso que não gosto daqueles comentários que só querem divulgar seus próprios blogs, do tipo "oi, me visita". Tô fora.
.
Esse blog significa muito para mim.
.
Ah, mesmo com o blog, não deixei de lado o hábito de escrever com papel e caneta, aliás o que chega até aqui é um décimo do que escrevo nos meus cadernos.
.
E você, por que tem blog?

32 comentários:

Bia Kohle disse...

Eu tenho um blog por não ter muitas oportunidades de expressar minhas opiniões e receber comentários sobre.
É o melhor!

Vanessa disse...

Paulinha, vc acaba de morder minha isca. Eu pensei nesse tema para uma blogagem coletiva mas ando sem muito tempo para uma outra agora e lançei este post como uma semente ( ou isca) era o que eu queria que o pessoal começasse a postar sobre o seu próprio blog e história. :-)

bjs

Ozenilda Amorim disse...

Eu tenho um blog para me relacionar, gosto de ter seguidores, gosto de comentários, pois isso me dá a sensação de que estou conseguindo o que desejo. E concordo com você, não gosto de comentários para auto promoção, mas gosto quando alguém diz que passou por aqui apenas para deixar um beijo, um abraço ou um bom fim de semana. Às vezes não está com tempo de ler, mas quer participar um pouquinho. Também me sinto como você, escrever me completa, mas não tenho o hábito de escrever com caneta e papel, então o blog é muito bom para mim.
;)

* Mayra Pelissari * disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
* Mayra Pelissari * disse...

Que lindo! Adorei o texto [mesmo que lido meio que por cima]. Sempre me pergunto porque tenho um blog e nunca achei a resposta. Odiava Redação, mas sempre tive um caderninho de poesias. Acho que o que me fascina é escrever, escrever, escrever e escrever 'sem identidade'.

Gosto de postar sempre que posso, pois percebo que evolui muito na escrita e isso é MUITO importante pra mim. Organizar idéias, escrever com nexo. Sei lá. Acho isso muito bonito em uma pessoa.

Ah, vou te linkar, ok???

Bjoks enormes!
;-*

Bruno disse...

Oi me visita.

kkkk, brincadeira viu. Hoje eu tô cheio de gracinha.

Sim, eu já escrevi isso no meu blog, e disse que :

"Escreva com a alma, com o coração, com agonia, com arrependimento, com todos aqueles sentimentos guardados, com mágoa, com ousadia, com medo de algum dia alguém ler, sim, escrever também é guardar segredo, e um segredo só seu. Talvez um dia escrever se torne quebrar obstáculos, e então mostrar todos estes devaneios a um mundo de gente."

adorei seu post. Sempre os adoro. Só não vejo muito suas visitas no meu.[i, fiz o desprezivel, divulguei] Enfim, seria uma honra sempre.

Chris Rodrigues disse...

Poxa, me visita aê também...rs...menina...yes, nós temos um blog e isto é motivo de orgulho.
No meu caso, eu tenho e mantenho um blog para estar perto de pessoas assim como vc. Viu só??

Bjinhos

Jana disse...

Ai, que gracinha! Ter um blog é tão bom, né, relaxar, liberar aquelas ideias, pensamentos, sensações... Só não deixar virar obrigação :)

Tucha disse...

Um blog pode ser um pouco de tudo: exercício de escrita, terapia, encontro de novos amigos. Criatividade é essencial para sobreviver.

Chica disse...

Eu tenho blog pois trabalhava num site em que fiz muito amnigos, um grupo...Porem o dono, ficou "mordido" e passou a me podar, dizendo que não podia falar de nada pessoas.Assim,resolvi criiar um prórpio cantinho e 5 dias depois, oabandonei o antigo site...Fui gostando e no momento,m tenho apenas 8 blogs,rsrtsrsbeijos,chica

Carla Martins disse...

Idêntica a mim!!! Também escrevo contos e poemas desde que aprendi a ler e escrever e, desde sempre, meus pais sabiam que eu seria escritora ou jornalista. Sou jornalista. :)

Beijos!

*K-rol* disse...

Oi paulaaa!
td bem!?!!?

porque eu tenho um blog??

porque blog vc escreve o que quer e ele naum te repreende, naum poda sua criatividade, naum atrapalha vc no meiu de um pensamento, naum vai criticar as suas palavras erradas, nem as suas escolhas...
eu tenho um blog porque penso demais, e nem tudo que se pensa é plausível para que se diga. então escrevo lá!

eu escrevo tudo que penso, tudo que sinto, vejo nele meu espaço, uma forma de me expressar do jeito que eu bem quero, meu blog é um lugar onde eu escrevo desde maquiagens da marca Y que compro no shopping X, até dicas de livros e sites bacanas.
gosto muito de escrever, e muito do que e penso gostaria que arquivar, entaum criei o blog.
engraçado é que eu não procurei amigos, nem admiradores, nem seguidores, e de uma forma simples, sendo apenas eu e meus contos conquistei tudo isso e muito mais!!

quando vejo no numero de visitantes que já passaram pelo meu blog me assusto e penso: caraca, quanta genteeee!
mas naum faço isso por auto-promoção, escrevo porque gosto e preciso aliviar a cabeça de todos esses pensamentos borbulhantes.

beijos mil!

Georgia disse...

Paulinha que belo texto. Porque você e a Vanessa nao fazem juntas uma blogagem coletiva? Uma ajudando a outra? Seria bem legal.

Bjus

Eduardo P.L disse...

Eu criei o meu primeiro para MOSTRAR meus trabalhos de Pintura, escultura e desenho! Hoje isso já é secundário. O blog tomou outras proporções e objetivos, entre eles fazer amigos e trocar idéia!
A sugestão da Georgia é valida!

Bjs

Luma disse...

Circulou na blogosfera, tempos atrás um meme questionando "Porque eu blogo" - foi em uma época em que só se falava em monetização - quando foi lançado o adsense do google e o povo começou a ficar com o saco cheio dessa obrigação que alguns bloggers impunham ao analisar o profissionalismo de um blogger. Surgiram os probloggers e as chatices.
Fazem dez anos que estou na blogosfera e garanto que antes, ninguém tinha pretensões além das que postou no texto. Depois com esse lance dos probloggers e a blogosfera foi invadida por agregadores, a coisa degringolou.
Estou tão calejada que sinto de longe o cheiro de auto promoção ou de um comentário falso e com o passar do tempo vamos banindo as pessoas que não queremos nos relacionar. As reais intenções podem estar na entrelinhas quando se conhece o blogueiro de longa data.
Resumindo: Tal qual na vida, na blogosfera encontramos pessoas de diversos tipos e cabe a nós procurarmos por iguais para nos relacionarmos. Existem várias blogosferas dentro da blogosfera brasileira mesmo assim, cada blogue tem que ser analisado separadamente.
Porque eu blogo? Além de gostar de me relacionar com pessoas, a transmitir meus pensamentos, saber o que elas pensam - interagir basicamente; tenho familiares e amigos espalhados e o blogue passou a ser ponto de referência. Só isso! Beijus

Vanessa disse...

Paula, lancei uma listinha para quem quiser contar sua história do blog. Canetas coloridas é o n. um pois foi o primeiro a " morder a isca"

bjs

Joéliton dos Santos disse...

Oi....

Eu tbm amo escrever....gostei do seu post..

Tenha uma linda quinta!
Bjos

Clara disse...

Bom Paulinha como a amiga Luma falou logo acima, a blogosfera está dividida em tribos cada pessoa procura a sua,tem pessoas que falam de suas vidas como um diario virtual mesmo outras dão dicas de um determinado assunto etc.
Enfim cada um usa pra algum fim diferente, e como vc diz:ler quem quer e se interessa pelo assunto.
Bom eu blog pq gosto de fazer amigos, não sou muito boa com as palavras mas gosto de escrever,gosto de compartilhar com minha familiae amigos proximos o que penso e faço.
beijos Paulinha !!!
PS: muito bom o assunto Paulinha.

Adriana disse...

Paula,
Boa sorte com seu blog.Acho q vc já iniciou bem sendo a vítima da quinta.Legal, né?

,Mari disse...

tenho um blog porque além de gostar de escrever gosto de compartilhar as minhas esperiencias com os outros e ainda fazer alguns debates sobre temas polêmicos , sempre é bom ouvir o outro lado ;)
p.s. amei o lay .

Flávia disse...

Olá, Paula.

Eu tenho um blog porque acredito nas pessoas. Gosto de gente. Me faz feliz ter a certeza de que o mundo ainda tem jeito embora os noticiários tentem mostrar o contrário. Me alegra saber que ainda tem gente que gosta de cuidar da casa, que se preocupa com o outro e que é feliz.

Acho divertido ser testemunha do rompimento de grandes paradigmas. Quando eu nasci as pessoas não conheciam celulares, cds, dvs. Quando queriam falar com alguém lá de longe, mandavam uma carta; para verem suas fotos reveladas, esperavam uma semana.

Há um tempo atrás tudo era mais lento. Mas o mundo caminha depressa, e hoje, com mais um paradigma deixado para trás, posso conversar com você, que não conheço, mas em quem acredito - pois como disse lá no início, eu acredito nas pessoas, porque cada uma tem uma história... e ouvir histórias é muito bom...

Bjsss

Ana Paula Sampaio disse...

Paulinha! Acho que temos muito em comum, eu também era a esquisita que gostava de redação, literatura e história. Também escrevo à mão para depois digitar... E acho que sei porque tenho um blog: porque amo histórias, tanto ouví-las como contá-las. Ah, queria notícias do caderno viajante! Como está indo o projeto? beijo!!!

MEUS PENSAMENTOS disse...

o´la paula muito boa a ideia da vanessa
a gente encontra novos amigos
com varios motivos para terem um blog
a sua causa é bem nobre,escrever é uma necessidade pra quem gosta da escrita ,um bom fim de semana!

Naaaany (; disse...

Eu tenho um blog porque amo escrever! E como quero fazer jornalismo, tenho que treinar,né?!
e é sempre bom saber, além da opinião de quem lê, alguma experiência, ou qualquer coisa das pessoas que lêem os seus textos.

beijos!bom fim de domingo ;]

paulinho disse...

Gostei disso que vc escreveu e concordo plenamete com vc, escrever é ua arte e só assim deve ser gerida. Eu escrevo desde criança tb, e escrevo por que me sinto super bem fazendo isso.
Parabéns pelo seu belo Blog
http://souzapc.zip.net/

Coisas que eu conto disse...

Oi Paula!
Adorei seu blog!
Voltarei mais vezes!
Abraços!

Gil :)

Bruno disse...

O negócio tá tão bom aqui, que fiz um selo merecivel. Obrigado pela ótima leitura...
vá buscar no meu blog: www.bsproducao.blogspot.com

Santinha disse...

Olá Amiga
Tenho um blog porque adoro escrever. Não sei afirmar e dizer há quantos anos comecei a escrever mais insistentemente, mas tenho certeza que antes de começar a escrever eu aprendi a gostar de ler.

Além do blog, escrevo para outros lugares e ainda tenho vontade de terminar um livro (obra graças a Deus inacabada).
A intenção é maior que a capacidade de expressão e de organização daquilo que gostaria de criar, o aprendizado é lento.
Escrever dá trabalho. Cansa. Demora. Evidentemente qualquer mecânico ou engenheiro civil vai achar isso uma solene viadagem, assim como os pedreiros, faxineiros, motoristas de ônibus e todas as demais profissões que exaurem fisicamente a qualquer um que a pratique.
A diferença é que nem todo mundo se acha capaz de ser lixeiro e correr 40 quilômetros por dia, mas todo mundo acha que pode escrever.
Poder pode tudo. Uma coisa, porém, é escrever de vez em quando, sem compromisso, particularmente.

Mas devo confessar que, foi a capacidade de escrever que me salvou quando estava completamente desesperada precisando encontrar uma saída, um caminho, uma porta aberta para arrumar trabalho.

Também não tenho intenção nenhuma de ganhar dinheiro com blog e só visito ou comento quando sinto empatia e alguma afinidade...

Por que eu tenho um blog? Para medir minha capacidade de entendimento, apurar o meu faro, compartilhar experiências e conhecer pessoas (espaços) como você, por exemplo.

Bom final de semana

Nanda Botelho disse...

Oi parece que vc já está há muito tempo nesse negócio! Tempo suficiente de ficar aborrecida!E sensível a postura alheia.

Eu estou há pouco tempo, meses...Tenho minha história também, que está contada lá no blog, pois faço parte dessa blogagem.

Comecei aqui por sugestão de uma leitora dos meus panfletos. Ao contrário de vc quero ter seguidores, acho legal, são meus leitores, quero os conhecer.

Não sabia que havia preconceito aos blogueiros...Tenho visto muitas críticas, arroubos de revolta contra pessoas que copiam, etc.

Muito bom vc escrever tanto! Eu não tenho esse pique todo, mas acho que está suficiente para mim!

Abraços!

Serena disse...

E como tens coisas pra dizer e escrever hein amiga...isso é muito bom!
Passando pra te deixar um beijo bem grandão e um abraço bem apertado!

Pandora disse...

Amei sua postagem, cheguei aqui meio que por acaso, acho que decidi escrever um blog pq sempre gostei de diários e o blog me oferece a possibilidade de escrever um diário com infindaveis possibilidades, posso add música, imagens, videos e tudo quanto eu quizer. Fazendo um paralelo com aquele desenho, "O fantastico mundo de Bob" a tecnológia do blog me permite ir além e colocar para fora meu "Fantastico Mundo de Pandora" com meus sonhos, bobagens e erros gráficos... enfim... meu blog tb me é caro \o/

Renata C., UMA EXPATRIADA (esposa, mae, mulher...) disse...

OK! Tb tenho um BLOG porque sempre gostei de escrever e guardar papeizinhos com anotacoes, recortes, citacoes, etc! Coloquei tudo junto dentro de uma maleta de viagem quando vim parar na Tailandia como Expatriada! Muito prazer!
;-)

Postar um comentário