sexta-feira, 5 de junho de 2009

Contos de Fadas

Eu adoro contos de fadas. Gosto desde pequena. A diferença é que na tenra idade eu realmente acreditava no príncipe encantado lindo e maravilhoso que chegaria em seu cavalo branco para buscar a sua princesa: eu. Hoje acredito nisso tanto quanto em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa, captaram?

Enfim, eu gostava de quase todas as histórias: Cinderela, A Bela e a Fera, A Bela Adormecida, A Pequena Sereia, entre outras. Só não ia muito com a cara da Branca de Neve, afinal, se ela era tão burra a ponto de aceitar uma maçã de uma desconhecida que bate do nada à sua porta e comeu a tal fruta sem nem pensar duas vezes (e sem lavar antes, blergh!), ela fez por merecer morrer envenenada (claro que depois ela foi salva pelo beijo com poder de ressuscitação do príncipe, mas tudo bem). Poxa, toda criança aprende a não aceitar doces de estranhos, certo?

Acho que cada uma delas tem pelo menos uma característica que eu também tenho, mas de longe a minha favorita e aquela com quem eu mais me identifico é a Bela, de A Bela e a Fera. Ela é simples, gentil, tenta tratar a todos bem, anseia por liberdade, sonha em ganhar o mundo e adora ler. Em uma época que as mulheres eram feitas pra casar, cozinhar, cuidar da casa e procriar, ela vivia visitando bibliotecas e se perdia por aí, deixando a mente viajar nas histórias que lia nos livros. Além disso, a Bela não era fútil, nem superficial. Ela foi capaz de enxergar além da bizarrice, feiúra e amargura da Fera, e acabou salvando a vida dele. Ainda lembro da primeira vez que assisti a esse filme. Eu era pequena e meu tio me levou ao cinema no dia da estréia. Fiquei encantada e aprendi muito com a história. Aliás, continuo aprendendo até hoje.

Conhecem a renomada fotógrafa Annie Leibovitz, né? Em parceria com a Disney ela clicou diversos atores "incorporando" personagens desses contos em uma série de fotos chamada Dream Portrait. Algumas ficaram lindas, algumas mais ou menos e outras não gostei. Talvez a minha única crítica seja a escolha de alguns dos atores. (Ah, e Annie, estou esperando a foto de A Bela e a Fera!)

Minhas favoritas são essas duas:

Julie Andrews e Abigail Breslin, em Fadas


Scarlett Johansson, em Cinderela
.
.

E aqui estão as outras. Qual das fotos você gostou mais? E qual o seu conto de fadas favorito?
.
.

21 comentários:

Ludi disse...

Também vi A Bela e a Fera no cinema...
Lindo né!
Me arrependi de não ter ido ver a peça...
Nem sei qual é meu conto preferido...
Beijão
Bom fim de semana

Jana disse...

A Bela e a Fera no cinema!!!!! UAU!!! Não me lembro de ter visto nenhum dos filmes old-school da Disney no cinema! O.O O mais antigo que eu me lembro de ter visto no cinema é Monstros S/A, acho, que saiu um dia desses!!

Sargento Azul disse...

(tomando a liberdade de comentar) Caraca! As fotos da Annie são lindas...As da Cinderella e do Peter Pan são as melhores...
(Beyoncé de Alice...O.õ quem entendeu?)

Ruby disse...

Lindo o post, eu nunca curti muito quando criança as história de contos de fada, mas conhecia, e a que muito gostava era da Rapunzel, mas a Bela e Fera é mesmo um exemplo, bem diferente das outras que queriam logo um principe de entrada.

vida cotidiana disse...

Adorei o site do link, fotos muito legais. O conto de fadas que mais adoro é a Bela Adormecida, lindo, mas sou fã de vários outros adoro. bjs

Annie Manuela disse...

Adoroooo Alice no país das maravilhas. Mas essa foto da minha chará não ficou muito legal. Realmente a mais bonita é a da cinderela.
Gostei muito do teu blog, já virei até seguidora.

Bjks.

Clara disse...

gosto muito de contos de fadas!! até porque minha filha também gosta !!
eu gosto muito da cinderela,e as fotos ficaram boas mas realmente tem umas que não ficara muito legais.
AH! VÍ A PARTICIPAÇÃO DA CIÇA NO DIARIO FICOU MUITO LEGAL!!
beijos !!!!!!!!

Anna disse...

Eu sou uma super fã declarada de contos de fada, nossa, desde pequena minha estante é recheada com filmes da Disney! Ao contrário de você, minha princesa favorita é e sempre foi a Branca de Neve, eu era viciada nesse filme quando pequena, assistia tanto que a fita estragou... Atualmente, meu personagem preferido não é princesa, é a Alice, mas a princesa que mais gosto é a Aurora, da Bela Adormecida.
Ah, respondendo a sua pergunta: eu frequento uma igreja evangélica chamada Ramo Frutífero, que por enquanto é pequena e novinha, e só tem aqui na minha cidade mesmo :)
beijos

clube dos desgostosos disse...

O meu preferido também é "A bela e a fera", sempre transmitiu uma forte mensagem. Olha eu gostei muito das fotos. Essa da Cinderella ficou demais. Bjs

angel disse...

Adoro contos de fadas. Como mãe e professora sei do encantamento que eles exercem nas crianças e também da importância deles pois retratam de forma simbólica o bem e o mal existentes na sociedade.
A foto favorita é a da Cinderela descendo as escadas. Cena linda! aliás, acho que este é o meu conto favorito e também o de um monte de cineastas que já o adaptaram de diversas formas.
Atualmente estou lendo um livro de histórias infantis escrito em italiano e uma história eu não conhecia e coincidentemente postei ontem uma delas. Fala de um homem-aranha (nada a ver com aquele do cinema)e da vindo do homem branco para as Américas.
Gostei do seu espaço mágico. voltarei.
Angela

Anônima disse...

eu tb sou super sonhadora e adorava assistir as princesas. A annie realmente fez um trabalho super bacana com essas fotos

Juliêta Barbosa disse...

Paulinha,

Em criança o meu divertimento preferido eram os livros de histórias infantis. O conto da Cinderela sempre mexeu comigo porque tornava possível a transformação... Haja mágica! Hoje, sou a minha própria fada madrinha, aprendi a tomar as rédeas da minha vida e fazer dela, senão um conto de fadas, pelo menos algo parecido com isso. Obrigada, por estar resgatando uma parte tão importante das nossas vidas. Bjs.

Dandra disse...

Contos de fadas, eu adoraria viver um, mas nunca gostei de um conto específico, sempre gostei daquele que no momento me fizesse refletir sobre as emoções humanas. Princesas guerreiras, que lutam pelo seu amor, são o que mais gosto.

Sobre as fotos: a foto da Scarlett Johansson, como Cinderela é linda, mas a foto de Zac Efron com Vanessa Hudgens, como Príncipe Philip e Princesa Aurora é muito linda. Você já viu?

http://upload.moldova.org/movie/2009/mar/zac-efron-prince-phillip-vanessa-hudgens-princess-aurora.jpg

Bjs

Mariana disse...

nossa... q gracinha!! adorei a coinderela... vou entrar e ver os outros! =)

bjinhus

Du disse...

Nossa, fui olhar as outras fotos e a Rachel Weisz ficou linda de Branca de Neve!!!
Com certeza A Bela e a Fera é um dos meus contos de fadas preferido, seguido de Peter Pan!

Mari disse...

Oi, Paulinha!
Acho que toda menina amava os contos de fada. Faz parte dos nossos sonhos de infência. E, assim como você, ainda amo todos esses contos. Mas o meu favorito é a Cinderela. Tem a ver com a minha avó que é uma Cinderela da vida real.
Quanto as fotos, eu já tinha visto em algum lugar e todas são lindas. Mas a minha favorita é da Cinderela. Ah, mas nem tem a ver com o fato de ser o meu conto de fadas favorito, tá? rsrs
Beijossss

Sandra disse...

Oi menina!
Quanto tempo. Só por email não dá. Registro aqui minha presença.
Passe em blog coletivo e vamos viajar um pouquinho pelo Portugal.
Tem selo.
Snadra.

Georgia disse...

Paulinha que lembrancas lindas! Eu também era fa da Bela e a fera.

Achava uma chatice a Branca de Neve e o Chapéuzinho Vermelho. Mas já gostava de Joao e Maria. Irmaos, amigos, cúmplices e companheiros um do outro.

É verdade que esses contos têm mensagens lindas.

Um grande beijo e obrigada pela ajuda no banner da Saia. Por conta disso, só estou vindo aqui hoje, nao pensei que eu iria ficar tao envolvida, rs. É o meu preimeiro, por isso, foi algo assim bem especial. Há quase 3 anos com aquele outro. Que bom que vc me enviou aquele super link. Adorei!

Um beijo grande e muuuuuuuuuuuuuitas bencaos pra vc.

Na. disse...

Estou de volta! \o/ Êêê! Finalmente! rsrs E que bom que voltei neste post! Adoro contos de fadas! Contarei todos aos filhos que eu tiver! =) Também nunca gostei da Branca de Neve! Achava ela muito lesada! rs Mas as duas que eu amo são a Cinderela e a Aurora! Adorei as fotos! A minha preferida foi a da Scarlett como Cinderela!

Tava com saudades daqui!

Xerus
=***

Luisa Pinheiro disse...

A foto da Scarlett ficou perfeita, né? Se bem que a Scarlett deixa qualquer foto perfeita, hahaha.
Acho que eu preferia A Pequena Sereia, adorava o fato dela ser amiga de um peixe e de um siri.. sem contar que eu gostava da parte que ela virava humana!
beijos

rockleeset disse...

Oi Paulinha!
Tb gosto de contos de fadas, e tb sou super fã de "A Bela e a Fera" é o melhor desenho da Disney e nunca se cança de assitir.
Tb ja vi estas fotos, muito bem trabalhadas. vc viu q a disnei ta estreiando um novo classico no genero, "A Princesa e o sapo", pelo trailer vi que vai ser uma graça!

Beijos querida!

Postar um comentário