domingo, 14 de junho de 2009

Que lugar te faz sentir em casa?

Esse post faz parte da Tertúlia Virtual do mês de junho, que tem o seguinte tema: "Que lugar te faz sentir em casa?"

Como diz a famosa frase, home is where the heart is, ou seja, o lar é onde está o coração. Com isso quero dizer que me sinto bem em três tipos de lugar: onde minha família estiver (o que inclui nossas viagens), onde eu me sentir à vontade e em algumas das cidades que já morei. Listarei então três dos lugares que fazem eu me sentir em casa.
.
Rio de Janeiro, cidade linda que está em meu coração. Morei lá na infância e foi onde passei alguns dos melhores momentos da minha vida. Cidade violenta? Sim, mas hoje em dia qual não é? Talvez por não ter tanta noção do perigo na infância, isso não me afetava. Foi uma época muito feliz. Gostava de tudo lá: dos amigos (que tenho até hoje!), dos passeios, das paisagens. Fui embora, mas levei um pedacinho do Rio comigo. Depois, já voltei várias vezes para passar férias. Até dói de tanta saudade que eu tenho de lá.
.
Belo Horizonte, outro lugar de onde eu sempre terei maravilhosas lembranças. Morei lá na adolescência e Deus, como eu gostava de lá! Sem querer ser piegas, a capital mineira tem realmente um belíssimo horizonte. A vista da janela do meu quarto era linda e eu passava horas contemplando-a. Foi uma fase de experiências novas. A escola em que mais gostei de estudar (graças a Deus tive a oportunidade de sempre estudar em ótimas escolas, mas essa foi a melhor em todos os sentidos), o Colégio Batista Mineiro, ficava pertinho de casa e sim, eu adorava ir para a aula. As amizades não eram numerosas (nunca fui a popular da turma), mas muito fortes, o que me permitiu conservá-las até hoje também. Ano passado tive o prazer de voltar à BH e cheguei a me emocionar. Coisas simples que me trazem à memória deliciosos momentos do passado. Amo cada uma daquelas ladeiras. Eu costumo dizer que minha alma é mineira. Meu caso de amor com Minas é antigo (inclusive uma das minhas bandas preferidas, o Jota Quest, é de lá).
.
Campos do Jordão é o único da lista em que nunca morei, apenas fui durante vários anos seguidos para passar férias com a família. Gosto muito do clima frio e a cidade me lembra um pouquinho a fantástica Gramado-RS (pois é, morei lá também, rs), apesar de não chegar aos seus pés. Eu ficava sempre numa pousada muito gostosa, toda florida, meio rústica, pertinho da natureza e aproveitava pra colocar a leitura em dia tomando um chocolate quente muito bom.
.
Esses lugares me fazm sentir em casa. Acho que tenho coragem (quem sabe, um dia) de talvez morar novamente no Rio ou em BH no futuro. Vontade eu tenho.




39 comentários:

Mari disse...

Paulinha, adorei ler que uma das cidades que faz você se sentir em casa é a minha: Rio. Ela é violenta, meio terra de ninguém, mas sou uma carioca apaixonada.
Não conheço as outras duas cidades que você citou, mas quero conhecê-las. Sempre é bom viajar e conhecer novas pessoas. Adoro!
Quando vier ao Rio, me avise, tá?
Beijos

Tempestade disse...

Que lindo seu post!
Eu sou suspeita!
Pois realmente Belo Horizonte é minha paixão!
Estou morando em Contagem, mas nasci e vivi lá até dois anos atrás, mas minha vida toda é lá.
Faculdade e tudo mais.
Beijos Tempestuosos!

Natália Coelho disse...

Me identifiquei um pouquinho no texto.
Moro em BH e estudei no Batista também.
Muito boa a escola, claro.

Abraços

digaladigacadigaae disse...

Sampa ( minha terra natal), Hawaii ( sonho realizado e um lugar maravilhoso), Rio de Janeiro ( Cidade maravilhosa)

Gisele Amaral disse...

De todos os seus lugares de coração, só conheço o Rio e assino embaixo a fama de Cidade Maravilhosa: simplesmente encantadora e fantástica!

Beijos.
=*

Margarida Piloto Garcia disse...

Gostei da postagem e sei da beleza dessas terras.Muito embora a minha cunhada seja brasileira e meus sobrinhos luso-brasileiros, ainda não tive oportunidade de conhecer terras de Vera Cruz.Quem sabe um dia?

marie disse...

É isso mesmo Paulinha, onde estiver a nossa família mais chegada, sentimo-nos bem!
Beijinho

Georgia disse...

Paulinha, é isso mesmo, onde está o nosso coracao ai está a nossa casa a nossa felicidade...

Quantas cidades vc já morou fora para estes lados daqui, nao?

Uma linda semana pra você.

Um grande beijo

Eduardo P.L disse...

Paulinha,

você tem, portanto, multiplas escolhas! Qualquer uma delas você estará bem, com certeza!

Obrigado por participar de mais esta tertúlia!
Viajante, mesmo, é o CADERNO!!!!
Bjs

Chica disse...

Lindo e esses lugares são lindos.No Rio também morei e adoro!beijos,chica

Bia disse...

Por enquanto eu não achei nenhum lugar. Pelo menos os lugares que me senti em casa algum dia agora eu nao me sinto mais. Mas ainda tenho esperança de encontrar meu lugar no mundo! :)

Boa semana!

bjs

Ruby disse...

Eu adoro viajar, conhecer lugares pessoas, mas todas às vezes que viajo, a sensação de retorno ao lar é agradável, outra frase que gosto muito, do filme o magico de Oz, there is no place like home.

Carla Martins disse...

Mamão tem casa em Campos e eu vou lá sempre e também ADORO!!!! É demais, né? Só não curto muito quando o frio fica tão intenso que lãs e mais lãs não dão venciimento!

Ana Paula Sampaio disse...

Paulinha, amei seu post, você alando de BH, minha cidade natal, me levou de volta pra casa! =) Meu pai nasceu e cresceu numa casa em frente ao Colégio Batista e estudou lá... Te lendo voltei à minha infância, à casa de minha avó, que saudade!
Adoro a frase "home is where the heart is". Meu coração está em tantos lugares, em BH, em Paris e hoje na minha amada SP que é onde moro. Mas com a idade sabe o que descobri? Que meu lar é meu coração, meu lar é dentro... E isso me deixa em casa onde quer que eu vá! =) beijos, querida!

Daniel und die Delphine disse...

A casa da gente é o melhor lugar.

Susana disse...

Paulinha: Estes três lugares são lindos, pena não ter a oportunidade de os conhecer pessoalmente. Quem sabe um dia, quando for aí ao Brasil!

Eu também participo na tertulia...adivinha qual é o meu lugar de eleição!

Bjs Susana

FaBiaNa GuaRaNHo disse...

Coconcordo plenamente com vc, e sendo carioca e morando aqui no Rio de Janeiro então, não há lugar melhor para se viver.
Bjinhos

Ozenilda Amorim disse...

Me sinto em casa na casa da minha amiga Junara, irmã mesmo.
;)

Mariane disse...

Estive visitando o seu blog e fiquei encantada, adoreiii.. quando puder faça uma visitinha no meu : compartilhandoleituras.blogspot.com

Abraçosss

* Mayra Pelissari * disse...

Ahhhh, lugares e cheiros... são coisas que inevitavelmente levam nosso coração aos mais profundos delirios [e como bate rapido de felicidade quando nos lembra de algo bom!].

Tantos lugares gostaria de falar... tantos cheiros gostaria de compartilhar....

Adorei este seu texto! Bjoks!
;-*

Renata Nogueira disse...

Paulinha, temos alguma coisa em comum...eu amo o Rio!
Parabéns pela postagem!
Beijão

Serena Flor disse...

Adoro o dia da Tertúlia, pois graças à ela visitamos outros blogs e lemos muitos textos bacanas assim como
o seu...adorei de verdade!
Beijos e parabéns pela bela participação Paulinha!

Nade disse...

Belas escolhas as suas, Paulinha!
Conheço apenas o Rio, presencialmente, mas BH e C. de Jordão, por fotos e pela Tv, são maravilhosas!
E onde estiver a família, tudo fica maravilhoso!
Grande beijo e parabéns pela belíssima participação na Tertúlia deste mês!
Aproveito pra reforçar o convite pra participar da Blogagem Coletiva que estou organizando em meu blog: Blogagem Coletiva – Minha Música, Meu Momento...
Orgulho de Ser

Juliêta Barbosa disse...

Paulinha,

O que a faz sentir em casa nos diversos lugares por onde andou, são as raízes que foram plantadas em seu coração, pelos seus afetos.Por isso, ainda hoje, essa sensação de fazer parte de um lugar do qual você está distante. A mudança vem, mas o coração fica um pouquinho em cada lugar, lembrando-lhe uma frase já tão gasta: "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." Seu texto dá a exata dimensão do seu coração. Como ele é grande e acolhedor... É a sua casa! E você a leva em todas as viagens.bjs

Nely disse...

Meu Portugal está bem longe desses lugares, no entanto visitei o Rio de Janeiro já á muitos anos, não se notando ainda a violência hoje conhecida e amei como não podia deixar de ser.
Mas a nossa "casa" é onde nos encontramos com nosso EU e partilhamos o coração com as pessoas que amamos e decerto qualquer lugar é bom.
Com canetas coloridas pelo amor, fez um lindo post.
Beijo.

Na. disse...

Ahh, Paulinha, se já tem a coragem e a vontade, vc está a um 'passo' de ir morar no Rio ou em BH! =) Não conheço nenhuma das cidades que você listou, mas quem sabe não as conhecerei na minha volta pelo Brasil! rs =)

Xerus
=***

BarbieGirl disse...

Adorei saber que o Rio te faz sentir em casa!!

Cidade maravilhosa!!

Fátima disse...

Oi Paula tudo bem?
Gostei muito do seu blog, parabéns pela qualidade dos posts, muito bom.
Você já morou em muitos lugares hein? Eu como uma boa carioca fiquei feliz em saber que você guarda lembranças boas do Rio, sim realmente a violência existe e muito, mas isso não pode apagar as belezas naturais que temos aqui. Que Deus nos abençoe e vamos que vamos!!
Beijos!! Prometo voltar!!
Se puder passe lá no meu cantinho, vou adorar sua visita!!
Tchau!!

Blog do Beagle disse...

Interessante. Elza

Georgia disse...

Passando para um beijo

vida cotidiana disse...

Adorei o seu post, sabe que também são locais do meu coração. Rio, nasci e vivo, Belo Horizonte e toda Minas, mora no meu coração e Campos do Jordão é um lugar incrivel. bjs

Priscila Rôde disse...

Salvador, sem dúvida! Hehehe
Adorei o blog!

Sandra disse...

Linda a sua Tertúlia. Rio é o meu sonho de um dia conhecer.
BH, quase fui lá no final do ano. Infelizmente um contratempo impossibilitou. Gramado é muito lindo, Já fui para lá duas vezes, e vou de novo. Campos do Jordão, quase fui também, mas de novo não deu.
Mas tudo tem o tempo certo, não é???

Tem selo em meu blog coletivo para vc, que é muito especial.passe lá, ele é bem especial.
http://sandrarandrade7.blogspot.com/
Te espero.
Sandra

Dandra disse...

Noossa Paula, seu relato me fez ficar com vontade conhecer todos esses lugares rsrs.

Adoro frio e Campos do Jordão está na lista de viagens, quem sabe um dia hein? O friozinho, casas rústicas, flores, chocolate quente, perfeito.

Jota Quest? Adorooro!

Hermilaine disse...

Passei pra conhecer seu blog.tá muito bom,parabens!
Se quiser me conhecer,vou adorar receber sua visita(amo comentários e que me sigam,é claro...kkkkkkk)Beijão!
www.coisasdelane.blogspot.com

thais.sabara disse...

eie! adorei o seu post! bem eu sou de belo horizont e gosto muito daqui! a cidade tem o seu charme, apesar de que tem so bar e shopping pra sair. aqui em minas é engrassado, as pessoas não sao de muitos amigos, mas os amigos de verdade são duradouros!
beijos!
http://thais.defenestrando.net

Jana disse...

Ai, de repente eu tenho tido uma vontade danada de viajar para Belo Horizonte! Mas queria viajar sem lenço nem documento, com amigos, hihi.

Jéssica Bravos disse...

Olá!! Adoro seu blog!!
Eu tenho o acompanhado há algum tempo!! ^^
Estou linkando ao meu, tudo bem?
Beijos

Compondo o olhar ... disse...

desculpe a demora, estava impossibilitada por causa de uma cirurgia que tive que fazer. mas já estou bem e estarei retornando aos poucos...
adorei sua participação em mais esta intrigante tertulia.

bjocas

Postar um comentário