domingo, 9 de agosto de 2009

Sobre livros

Que eu amo livros não é novidade nenhuma. Quando pequena eu era a criança "estranha" que preferia ficar quieta com um livro do que brincando (brincava muito também, mas se fosse escolher...), cresci alimentando esse prazer e até hoje é um dos meus hobbies preferidos. Como eu gosto de me retirar para um canto e ficar à sós com um livro! Enfim, por isso fiquei contente com o convite da querida Larissa para responder as perguntas abaixo:

Livro de Infância: adorava os livros da Ruth Rocha e vários outros, como Ana e Pedro, de Vivina de Assis Viana e Ronald Claver.

Personagem que queria ser: Chris Miller (dos livros da Robin Jones Gunn).

Primeiro livro enorme que lembra de ter lido: Incidente em Antares, de Érico Veríssimo.

Filme que ficou melhor do que o livro: melhor acho que até agora nenhum (rs), mas apesar de bem diferentes dos livros gosto bastante das adaptações para o cinema da série dos "Jeans Viajantes", de Ann Brashares.

Livro que te fez sonhar acordada (o): os das autoras Robin Jones Gunn e Ann Brashares.

Livro que te fez chorar: Depois daquela viagem, de Valéria Piassa Polizzi.

Livro que te fez rir: O auto da compadecida, de Ariano Suassuna.

Livro que mudou a sua vida: a Bíblia.

Livro que te causou dor: O diário de Zlata - a vida de uma menina na guerra, de Zlata Filipovic.

Livro de cabeceira: Princesa de rua, de Fernanda Mello.

Livro comercialzão: O código Da Vinci, de Dan Brown (li em 3 dias!).

Querido escritor: Clarice Lispector e Robin Jones Gunn.

Sente vergonha por não ter lido: não tenho vergonha por ter deixado de ler algo porque nunca é tarde...

Não suporta: modinhas (do tipo Stephanie Mayer), Harry Potter, Senhor dos anéis, Paulo Coelho e auto-ajuda.

Para os apaixonados: Ladeira da saudade, de Ganymedes José.

Livro sensual: Travessuras da menina má, de Mario Vargas Llosa

Para quando quiser ficar feliz: atualmente só de ter um tempinho para ler já fico feliz (rs)...vou citar Almanaque dos seriados, de Paulo Gustavo Pereira, por tratar de um tema que eu adoro.

Para quando faltar esperança: a Bíblia.

Livro que ganhou e nunca leu e nem vai ler: dos que ganhei até hoje nenhum, só deixarei de ler se ganhar algum que se encaixe nos citados na categoria "não suporta" (citados acima).

Para quando for preciso paciência: os livros de José de Alencar, principalmente Senhora e O guarani...é preciso de paciência e perseverança para lê-los até o final, porque são muito cansativos (e chatos!), rs.

Livro que comprou e nunca leu: se eu compro um livro é porque quero ler, nunca compro por comprar.

Biografia: Joni, de Joni Eareckson.

Para garotas: a coleção dos "Jeans Viajantes", de Ann Brashares.

Difícil: Raízes do Brasil, de Sérgio Buarqe de Holanda (difícil, porém ótimo!).

Para quem gosta de escrever: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, de Jostein Gaarder e os livros-diário ou livros de cartas, que adoro!

Leitura de teatro: Hamlet e Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare.

Conto gostoso de ler: O amor que choveu, de Antonio Prata...é tão lindo que dói.

Não conseguiu terminar: Melancia, de Marian Keyes.

Está na fila: Jane Eyre, de Charlotte Brontë e tantos outros!

Livro que daria de presente: depende da pessoa...talvez O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

Pérola encontrada nos sebos: todos os meus livros da Agatha Christie foram comprados em sebos.

O que está lendo agora: Fadas no divã, de Mario e Diana Corso.

Apesar de não se encaixar nas questões acima, gostaria de citar outras obras importantes na minha vida, como as Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, A luneta mágica e A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, além de autores como Mário Quintana, Pedro Bandeira, etc.

Convido Ana Paula, Janna, Carla, Mari e Bia a responderem, mas qualquer pessoa que tenha gostado e que também se encanta pelo fantástico mundo da literatura pode responder também...e me avise, pra eu ver suas respostas ;)

24 comentários:

Mariane disse...

Oi Paula...adorei essas perguntas e respostas, que legal... quando tiver um tempinho acho que vou leva-las para o meu blog... te aviso!!!

Bom domingo...bjos!!!

carol disse...

Oi, gostei daqui.
Vou responder lá no meu blog durante a semana, ok? Muito bom o post
bjos meus

HSLO disse...

Opa...gostei muito do seu blog viu. É a primeira vez que passo por aqui. Vou te linkar aos meus favoritos...e já sou um seguidor viu.


abraços


Hugo

Bia Mendonça disse...

Paulinha, obrigada pelo convite! E eu comecei ler Jane Eyre hj, levei comigo pra Brasilia, mas só deu tempo de começar a ler no avião na volta!

bjos

Solange Maia disse...

Que bacana... prá mim foram mil dicas (fora os clássicos...rs...)....
Agora é só correr para a livraria....

Beijo na alma,

Solange

http://eucaliptosnajanela.blogspot.com

Clara disse...

Q ue menina show!! Prabén garota otimas respostas, mas descordo só das modinhas rsrsrr! pq gosto de Harry potter!! heheheh
beijo linda e uma boa semana !!

.ana disse...

ler é um vício, né? [ainda bem que temos um vício bom!]
:)

beijos!!

Carla Martins disse...

Adoreeeeeei!!!!

Já respondi tudo e semana que vem publico, ok?

Naaaany ☼ disse...

Eu acho que vou postar assim no meu blog também *-*

beijus ;*

Janna disse...

OI...ADOREI...E COM CERTEZA POSTAREI NO MEU BLOG...BJOS...

Na. disse...

Paulinha! =) Voltei! rs Estive fora um temp e quando volto o Canetas está de visual novo! Adorei a nova imagem! =) hum, pelo que lí no post vc já leu o Travessuras da Menina Má! =) Adorei esse post sobre livros... No meu último tbm falei sobre esse tema! Saudades! Xerus =***

FaBiaNa GuaRaNHo disse...

Desculpe-me o incômodo, mas venho convidar-lhe para participar da Passeata Fora Sarney, confira aqui os locais. Abçs. http://fabiguaranho.blogspot.com/2009/08/fora-sarney.html

Fernanda Pereira disse...

Paulinha, achei a brincadeira uma delícia, logo logo venho buscar pra brincar tbém tá?!detesto as modinhas

=/

bjs

Angélica disse...

Mais uma viciada em livros chegando na área... rsss Passeando pelos blogs cheguei aqui e adorei! Pois tb amo livros! Vi que vc não conseguiu ler até o fim o livro Melancia... menina, eu odieii esse livro! Todo mundo ama, acho que sou um e.t. pois achei uma bobagem só. Não tenho mais paciência para esse tipo de leitura, até o troquei por um livro da Marion Zimmer Bradley. rsss Bom, é isso, apareça!! beijokas!

Carolina disse...

Adorei a brincadeira! ;)

Tens bom gosto para literatura!
Também não suporto esses livros da "modinha".
em breve entrarei na brincadeira tb! abraços.

Georgia disse...

Ai que delícia ter lido sobre tantos livros que vc já leu.

Anotei 3 que gostaria de ler:
O diário de Zlata; Princesa de rua;
O amor que choveu;

Me pareceram super interessantes e como nao os conheco...

Que nos enviar resenha para O que elas estao lendo?

Beijos

Georgia disse...

Respondendo su apergunta lá na Saia, sim Tabea está fazendo intercâmbio; mas só por 3 meses.

Bjus

nounouse disse...

Oii Paula, ainda não tinha visto esse seu blog, só o das frases, adorei o cantinho e AMEI esse post, visto que amo livros e já li alguns que vc citou que gosta muito, ai, depois respondo isso la no blog tb!!! bjos!!!

Cíntia Mara disse...

Olá!

Gostei d+ do seu blog, vou te seguir.

Eu tb amo livros!!! E que legal ver q vc tb gosta dos livros da Robin Jones Gunn. É minha autora preferida, ela sabe como prender minha atenção até a última letra de um livro. Tb gosto muito de As Crônicas de Nárnia. Amo séries, rs.

Acho q eu vou responder tb. Não agora, pq já tô com posts programados pra mais de uma semana. Mas qd postar, eu te aviso ;)

Bjs

Bia Mendonça disse...

Demorei, mas respondi viu! ;)

bjs

Mylla Galvão disse...

Oi Paula,
Finalmente apareço em seu blog... Muitas de minhas amigas visuais falam de você no blog delas: A Márcia - En Cantos e Meus pensamentos, então decidir vir hj e dar uma olhada nele... É encantador! Vi, gostei e estou te seguindo!!!
Gostei de suas respostas sobre os livros... Tb os amo de paixão... Herdei o gosto de meu pai.
Se quiser venha visitar meus blogs:
http://ideiasdemilene.blogspot.com
http://vidaslinha.blogspot.com
http://luaimaginadapoemas.blogspot.com
http://minhasmemoriasdeinfancia.blogspot.com

bjs

Mari disse...

Paulinha, muito legal esse meme. Vou postar com certeza! Vai demorar um pouquinho, mas eu vou responder. rsrs
Obrigada por lembrar de mim! Eu adoro ler mesmo! =)
Beijos

Selena Sartorelo disse...

Êita menina..como é bom ler teus textos...comecei a rir sozinha..não que o assunto fosse engraçado..mas talvez por uma semelhança passada e ao mesmo tempo presente..hoje tenho uma filha de 09 anos.(linda..devo admitir, querida demais, sou super coruja claro) mas ela é meio assim..no inervalo do colégio está lendo (timida, um pouco, bem pouco) Em casa não passa um dia sem ler...claro que tem os mais rápidos que fazem companhia em seu trono (não adianta...foi acostumada assim srsr!!) Mas , como você também é fã de Ruth Rocha e muitas outras...bom ler, bom demais poder e saber ler.

Beijos. muitos.

Fernanda disse...

Ah, eu amei! Vou colocar no blog, tá? ;)

Beijos!

Postar um comentário