quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Meus hábitos de leitura

Não tenho nenhum ritual ou neurose propriamente dita em relação à leitura, apenas alguns hábitos:

* Não gosto de emprestar meus livros (nem CDs e DVDs). Sou muito cuidadosa com eles e os poucos que emprestei voltaram amassados, rasgados e alguns nem voltaram, então não empresto mais;

* Sempre que preciso dar uma pausa na leitura, espero terminar o capítulo ou subcapítulo, senão depois não lembro onde parei, faço confusão etc;

* Amo livro novo, mas também gosto daqueles mais velhinhos, que eu tenho há muito tempo ou que foram comprados em sebo, amareladinhos e com aquele cheirinho de antigo;

* Não escrevo nas margens dos livros, mas se alguma frase ou parte dele e chama a atenção, eu marco com lápis de cor ou giz de cera. Assim fica mais fácil se eu quiser encontrar tal passagem depois;

* Quando leio um livro, faço uma resenha sobre ele. Isso ajuda a organizar meus pensamentos e às vezes até a entender melhor o que li. Tenho um caderno só para isso;

* Desde pequena tenho o hábito de andar com um livro dentro da bolsa. Acho que de certa forma ele é uma companhia para mim. Além disso, se eu tiver que enfrentar uma fila, sala de espera etc, lá está ele para me entreter.

Tenho ainda outras peculiaridade em relação à leitura, mas essas são as principais. E você, tem alguma?

.

Esse post faz parte do Vou de Coletivo. O tema do mês de outubro foi sugerido por mim.



38 comentários:

Mari Amorim disse...

Bom dia!amada,
Paula,
Todos nós temos algumas peculiaridades,
eu tenho manias mesmokkkk
Parabéns pela participação..se sobrar um tempinho venha conhecer as minhas.
Grande beijo e,
boas energias
Mari

milu disse...

legal sua lista de habitos.Com alguns eu ate compartilho, mas aprendi outros.
Gosto de ler pessoas inteligentes, e seu blo eh daqueles que acrescenta.
Beijos

.ana disse...

isso de emprestar e não voltar... tb não gosto! tenho livros que nunca mais vieram para casa, então empréstimos se tornaram coisa rara pra mim. ;)
[e tu é mais viciada em leitura que eu! hahahahha]

beijos!

Georgia disse...

Muito legal Paulinhas, suas particularidades. E apesar de eu gostar muito de livros, eu nao fico com todos, repasso-os porque é tao bom ver o sorriso de quem recebe um livro, esse momento tb é mágico. Guardo o que mais gosto para ter sempre um livro para emprestar a quem vem aqui em casa; nao ligo muito para as capas massadas ou rasgadas; afinal elas nao sao de ferro e nao sao mesmo para durar; até mesmo o cristal se quebra. Para mim, o mais importante é que a mensagem foi passada à frente e nao pendurada na estante anos e anos. Por isso, na estante somente mesmo aqueles que me falaram ao coracao de uma maneira muito especial.

Bjus

Mylla Galvão disse...

Olá,
Gostei de seus hábitos de leitura!
Tb estou participando!

Sandra disse...

Bom Minha Linda.
Também estou participando.
Te espero no blog uma Interação de amigos e venha conferir meu, texto. Também não empresto meus livors. Tenho muito ciúmes deles.
São meus tesxeouros. Fico muito triste quando alguém não cuida bem deles. Não importa que são velhinhos. O importante é o valor que eles tem e trazem para o nosso crescimento pessoa.
Um grande abraço.
Fiz um link para o seu blog, já que fosse a primeira colocada.
Um grande bjs.
sandra

Elen disse...

Gostei desses hábitos...

eu não tenho não, paro em qualquer lugar, leio mais de um livro ao mesmo tempo.... rsrsrs

sou toda esquisita nesse sentido...

tem promoção no meu blog

abraços cheirosos

Juh disse...

Florrr
tah rolandu sorteio nu meul blog e eu adoraria q vc participasse e se puder divulgar
eu adoro ler mas tbm non gosto d fikr emprestandu pelos msm problemas,nunk volta da maneira q vc emprestou
bjoks

Chica disse...

Muito legal e fostes, sobretudo, sincera nas colocações.Beijos,tudo de bom,chica

Sarah Lee disse...

Oi Colega!
Eu tb tenho esses habitos, em relação a emprestar livros a interromper a leitura somente no final daquele capitulo. MAs fora isso, preciso ter um habito de colocar o livro q estou lendo no mesmo lugar, pois depois fico procurando aonde é q eu deixei da ultima vez.

Beijos!

Fernanda disse...

Em algumas coisas sou igual a você... muito bom o post! :)

Beijos!

Serena disse...

Eu pensei que não as tinha, mas fiquei surpresa com as minhas(e olha que nem sabia...rs)
Adorei o tema deste mês amiga e adorei saber que não sou única nas peculiaridades não é?kkkk
Um grande beijo!

Li disse...

Olá! Tenho alguns hábitos sim, mas não sou radical, aliás, não me prendo muito mesmo. Quanto a emprestar livros, por não gostar de emprestar, resolvi meu problema, presenteado-os. Quando gosto muito de um livro, e depois de ler mais algumas vezes, eu passo pra frente.
Beijinhos
Elida

Ana Filipa Oliveira disse...

Sintética e clara a sua lista de particularidades. Muito bom!

Na. disse...

Oi Paulinha!
Eu tbm odeio emprestar meus livros! Principalmente depois que emeprestei e nao mais os tive de volta! Terrivel isso!
Tbm participei desta blogagem coletiva, e adorei esse tema que vc propôs!

Xerus
=***

Nanda Botelho disse...

Meu deus! Acho que encontrei minha turma, muitas das suas manias eu tenho!

Mas grifo meu livro todo, é uma sujeirada! Gosto de cheiro de livro novo e também não empresto.

Também estou participando!

Bjão!

Ana Paula Sampaio disse...

Oi, Paulinha! Eu também ando com livro na bolsa, mas ao contrário de você, escrevo coisinhas nas margens... rs A gente é cheio de mania, né? =) Beijos, querida!

Essência disse...

Que bom conhecer você, conhecer seu blog. Gostei muito de participar dessa coletiva...

Tornei-me seguidora.

Um beijo, amiga.

Bia Mendonça disse...

E quem não tiver hábitos e manias que atire a primeira pedra!! haha!

bjs

Tucha disse...

É o seu jeitinho de ler... tenho cá também as minhas manias... mas o importante é ler e desfrutar do prazer da descoberta de novas palavras e enredos.

Nade disse...

Paula, cada um de nós tem uma mania que é característica pessoal, né!
Também ando sempre com um livro a tiracolo!
Desculpe o atraso em comentar, mas é que durante a semana, tempo é raro!
Bjs, querida, e bom domingo!

Denise do Egito disse...

Oi, Paula
Quando leio alguma frase marcante em um livro eu a sublinho e também marco o alto da página para voltar a ela outras vezes. Tenho vários livros marcadinhos e é uma delícia reler aquele trechinho tempos depois...
Bom domingo pra você

Sofia A. disse...

Eu não conservo nenhum habito em relação á leitura, a não ser minha indisposição em emprestar meus livros, mas vez ou outra ainda empresto.
Não sei, para mim ler é bom de qualquer forma.
os livros realmente podem ser de grande companhia.
Um beeijo!

Vou de coletivo! disse...

O hábito de carregar um livro é um dos mais interessantes. Lembro que fazia isso antigamente e muitas vezes lia livros inteiros só nos minutos da semana que ficava em metrôs, ônibus, salas de espera de dentistas/médicos.

Ótima dica!

Abração e muito obrigado pela participação.
Murilo

bomproce disse...

Também sou cheia de 'coisas' com meus livros, cds e dvds. A gente tem que cuidar bem do que é nosso, não é?
Beijos

Cynthia Santos disse...

Adorei suas manias!
Também não empresto meus livros, e de vez em quando, carrego umna bolsa, mas como gosto de livros grandes,acaba ficando meio pesado...ehehehe
Também estou participando!
Beijos!

Carla Martins disse...

Adorei!!

Eu também ando com livros na bolsa e escrevo resenhas sobre todos eles! Daí, surgiu a idéia do leitura (mais que) obrigatória. :)

Gingerbread Girl disse...

Também participei... achei o tema muito interessante.

E deixa-me que te diga... as minhas manias são muito parecidas com as tuas. =p

kiss*

Francine disse...

Eu adoro livro novo! Aquele cheirinho de papel é tão bom!!! Assim como você também não tenho nenhuma mania absurda, somente o básico: odeio emprestar livro! rs

Bjos

Chris... ჱܓ disse...

Olá!
Estou no vou de coletivo e passei pra ler o post do mês...
Bonita escrita a tua...
E o tema do mês tbm foi sua indicação... Parabéns!
O ideal seria se todos tivessem o hábito de LER..

Adorei teu blog...
Bjos mil...

Uber Expresso disse...

Olá Paula, bem legal seus Hábitos, tenho vários..rsrs descrevi alguns no meu blog, parei no meio para não pensarem que sou louca, rsrsrs.
Do mais, manias, todos temos!!!!
Beijos Roberta

Andreia disse...

Olá Paula!
Também não gosto de emprestar meus livros, nem sempre são cuidadosos e realmente muitas vezes nem voltam.
Minhas peculiaridades são poucas, algumas parecidas com as tuas. Se tiver um tempinho venha me visitar e conferir as minhas.
Parabéns pela bela participação!
Beijos e tenha um ótimo feriado...

Clara disse...

Oi Paula ...
Também não gosto de emprestar meu livros por conta de experiencias ruins que tive que amargar...
bjs!!

p.s atrasei na postagem mas o que vale é participar né /
beijo grande

.Lis disse...

Oi Paula,
Lendo alguns textos da blogagem percebo que as manias , os modos de leitura , muitas vezes se parecem . Mas cada um tem um jeitinho particular. Gostei de saber dos seus.
E vou aproveitar pra conhecer suas outras escritas visitando devagar seu blog.
Abraços

Tatiana disse...

Ler é uma aventura fascinante!
Sua postagem ficou muito interessante!

Um beijo carinhoso para você!

Julianna Steffens disse...

Paulinha adorei seu tema.. super me identifiquei.. acabei de participar tb.. e te citei =o***

Mi Müller disse...

Adorei as tuas manias, eu já havia feito uma postagens assim no meu blog em julho, tenho que fazer um update com outras que fui me lembrando e vou fazer um novo post para participar desta blogagem batuta!
estrelinhas coloridas...

Mi Müller
http://mimuller.wordpress.com

Kátia Ruivo disse...

também não gosto de parar no meio do capítulo não, nem gosto muito de emprestar, mas acabo emprestando, ja perdi vários livros por causa disso. Não costumo marcar nada nos livros, tenho pena de escrever neles, só marco quando é texto de estudo.

Postar um comentário