domingo, 25 de outubro de 2009

Caderno de Resenhas

Juntando o fato de eu adorar escrever com minha paixão por cadernos de todos os tamanhos e tipos, tenho vários deles, mas hoje vim falar sobre o meu Caderno de Resenhas.
.
.
Nada muito complicado, é apenas como se fosse um diário das minhas leituras. Basicamente eu coloco no topo da página uma pequena foto da capa do livro (que pode ser encontrada na própria internet e impressa, recortada de folhetos e catálogos, etc.) e dados [básicos] como título, autor, ano e editora. Embaixo escrevo a resenha em si, com minhas impressões sobre o livro, aspectos que gostei e não gostei, às vezes acrescento frases que se destacaram na obra, coisas assim. O tamanho é livre e varia muito: já fiz resenhas de três parágrafos e outras de quatro páginas.
.
Essas resenhas me ajudam a sintetizar e organizar minhas idéias e pensamentos acerca do livro em questão, servindo também para consultas posteriores.
.
A foto aí em cima é do meu Caderno de Resenhas, claro. Cada um pode fazer à sua maneira, adaptando de acordo com o que lhe parecer mais interessante. Acredito que é uma boa sugestão para quem gosta de ler. E escrever.


21 comentários:

Bia Mendonça disse...

Oi Paulinha!

Eu faço isso com os livros que me marcam de alguma maneira. Não é exatamente como vc, mas no blog mesmo, comento pq me marcou tal livro e tal. Eu agora estou tentando construir um post com os livros que li desde o ano passado (quando comecei a bloggar), como tenho um post dos meus quotes (de livros, séries, música, filme e etc) inspirado no seu outro blog!

bjs

milu disse...

Adorei esse caderno de resenha...Vou copiar a ideia.qdo estava na Pos comecei a fazer em fichas( dos livros tecnicos) mas desisti nao achei pratico.Mas gosteide fazer dessa maneira e de todos os livros, eh fazer por prazer. Como tbem adoro escrever isto vai me ajudar mto.obrigada pela dica, partilhar eh uma das maiores formas de generosidade. Bjs.

HSLO disse...

Boa ideia...viu.


abraços


Hugo

Chica disse...

Muiro legal essa idéia!beijos, linda semana,tudo de bom,chica

.ana disse...

mas que menina mais organizada! eu nunca fui tão regrada com essas coisas, nem paciência para fazer diário nunca tive! hehehhehe

beijos!
[ps: finalmente consegui um tempinho de vir aqui! que vida louca...]

Niña disse...

Achei ótima a idéia. Até pq eu tb sou apaixonada por cadernos e tenho vários pra diferentes tipos de coisas :D

Bjinhos...

Carla Martins disse...

Oi, Paula!!! Adorei seu caderno! Eu faço o mesmo, só que lá no blog!

beijokas!

Na. disse...

Oi Paulinha!
Finalmente estou de volta!
Tava com saudades daqui!
Muito legal esse seu caderno!
Ja ta me dando vontade de copiar essa ideia!
Eu amo papel, caderno, caneta, livros... rs Só iria unir o útil ao agrádável!

Xerus
=***

Michele disse...

Oi Paula
Adorei sua ideia...mas ultimamente estou utilizando o blog para isso.
Um bj. e uma ótima semana para você!!

Clara disse...

Oi Paulinha quanto tempo!!
saudades daqui. ei cadê o diario viajante não recebi mais noticias dele?
já está em suas mãos?
e boa dica do caderno de resenhas.
beijo grande !!

(marta selva) disse...

poxa. eu tenho saudade de fazer isso. antes eu fazia.. anotava o ano q eu tinha lido tb.. pra depois fazer um balanço..
agora.. acabei perdendo a disciplina :T

Bárbara Garcia disse...

A capa desse caderno é muito fofa!
Eu só anoto os nomes dos livros e, quando dá, comento alguma coisa lá no blog. Eu deveria fazer como você, já que, geralmente, esqueço alguns detalhes do livro :B

Beijos.

Sidérya disse...

Dediquei um selinho para você!
Passa lá!
Bjs

Chris Rodrigues disse...

Depois passaláno blog...bjos

Annie Manuela disse...

Adorei a idéia, acho que vou fazer um caderninho desses também.
=)

Bjks.

Fernanda disse...

Boa idéia, né? Eu meio que faço isso tbm, mas no blog..

E , ah, quando vc montar o novo template venho conferir com certeza! :)

bjs.. :)

Uber Expresso disse...

Perfeito o caderno de resenhas... tenho um tb amarelo, escrevo tudo...até quando tenho vontade de gritar com alguém é ali que escrevo...projetos, poemas, contos, coisas..vale qualquer coisa!!! É só soltar a mente e sair escrevendo!!! Beijos Roberta.

Georgia disse...

Você é muito organizada Paulinha.

Òtima ideia.

Bjus

Na. disse...

Oi Paulinha!
Minha mãe tem insuficiência renal crônica, probleminha hereditário, quase todos os irmãos dela tem!
Mas graças a Deus existe a hemodiálise e, fora as 4h que ela passa na clinica 3 vezes por semana, a vida dela é normal!
Mas estamos esperando um transplante.
Xerus
=***

Cíntia Mara disse...

Legal! Mas acho que não sou organizada o suficiente pra ter um caderno como esses. Prefiro fazer no computador mesmo, é

mais rápido.

Bjs

Mari disse...

Paulinha, para começo de conversa: esse caderno da foto é exatamente igual ao meu atual diário. haha. É, eu ainda tenho. Assim como você, escrever faz parte da minha vida.
Eu adorei a ideia dessas resenhas. Muito bom para recordarmos depois de algum da leitura.
Beijos

P.S.: Não sair daqui não. O mundo bloqueiro me fascina.

Postar um comentário