terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Diário Viajante - Uma Obra de Arte Coletiva




Há quase 2 anos, ou 21 meses, tive a ideia de circular um caderno entre os leitores do meu blog. A proposta era bem simples: cada um deveria preencher sua página com total liberdade, podendo usar textos, fotos, recortes ou o que a sua imaginação permitisse e então enviar o Diário Viajante para o próximo endereço. Assim, depois de encerradas as inscrições, que para minha surpresa foram bem maiores do que a quantidade de vagas no projeto, começou a viagem do Diário.
 
O Diário cruzou fronteiras e atravessou oceanos. Participaram pessoas de diferentes cidades e Estados do Brasil e até mesmo de outros países.
 
Os registros foram os mais diferentes possíveis. Alguns, usaram apenas palavras, seja textos próprios ou citações. Outros, apenas imagens, seja desenhos feitos pelos próprios autores ou fotos, cartões postais, etc. Houve também aqueles que utilizaram tanto a escrita quanto as imagens.
 
Posso garantir que o resultado foi o mais bonito possível. Ficou uma verdadeira obra de arte. Os participantes usaram e abusaram da criatividade. Me deixaram orgulhosa. Aliás, esse é o sentimento que tenho ao folhear o Diário, novamente nas minhas mãos. Que orgulho!
 
Vendo o resultado final do DV, acho incrível perceber como as pessoas são diferentes e como a pluralidade humana pode ser até mesmo poética!
 
Em alguns momentos, confesso que tive algumas dificuldades com um participante ou outro que me deixaram de cabelo em pé! Mas nada e ninguém é perfeito - graças a Deus! E o saldo não poderia ser mais positivo!
 
Por isso, gostaria de agradecer, de coração, a cada uma das pessoas que se dispôs a participar e que deixou sua marca, à sua própria maneira, nas páginas do Diário Viajante! Vocês são demais! Terei uma pequena parte de vocês comigo pra sempre registrada nesse caderno tão lindo!
 
Foi uma experiência riquíssima que me trouxe muitas alegrias!!!
 
Pra quem nunca viu ou para quem gostaria de rever, dê uma olhada no álbum do DV, com fotos de todas as páginas...imperdível!
 
 
 P.S.: Pra quem já me perguntou, estou pensando na possibilidade de uma segunda edição do DV talvez para o ano que vem, o que acham?

 

 

 

O Diário foi ficando deliciosamente "gordinho" após cada participação.
 






19 comentários:

croqui disse...

parabéns! foi um orgulho para mim poder ter participado no seu projecto :)

bj

Vanessa disse...

Paula, eu adorei participar do projeto! Acho que o resultado final ficou maravilhoso e topo uma segunda edição.

beijos

Tucha disse...

A idéia foi realmente genial, construir coletivamente é sempre original e gostoso. Amei participar.
Um Natal de alegria pra vc e um Ano Novo criativo.

vida cotidiana disse...

Amei participar desse projeto maravilhoso e acredito que o mais original desse universo blogueiro!!! Parabéns!!!
Feliz Natal!!

Mari disse...

Paulinha, desde o momento que me inscrevi, fiquei ansiosa para que o caderno chegasse em minhas mãos. Pensei e repensei em várias coisas para colocar no caderno, mas todas as ideias vieram por água abaixo quando ele chegou à minha casa um ano depois. Tudo era tão lindo e original! As fotos do álbum não faziam jus a beleza.
O mais especial desse projeto (que vou guardar para sempre) é que ele veio no momento certo. Eu estava presa em casa há dias devido a uma torção grave no tornozelo. Engessada, passei dias me sentindo isolada. Então, o tão esperado caderno chegou e pude me sentir em contato com o mundo novamente. Inesquecível!
Parabéns pelo projeto! E eu também topo participar de novo. =)
Beijos

milu disse...

Uma ideia sensacional!!!!Acho que poderia virar livro...interessantissimo!!!Se tiver uma segunda edição quero participar...Parabéns pela iniciativa. BJS.

Micha Descontrolada disse...

q ideia maravilhosa..eu não sabia q tinha um diario viajando por aí...amei a ideia.

Desejo à você:

___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações.Luz
_____________Respeito.harmonia
____________Saúde...solidariedade
___________Felicidade ....Humildade
__________Confraternização ...Pureza
_________Amizade..Sabedoria..Perdão
________Igualdade.Liberdade.Boa.sorte
_______Sinceridade.Estima..Fraternidade
______Equilíbrio..Dignidade...Benevolência
_____Fé.Bondade..Paciência..Gratidão..Força
___Tenacidade..Prosperidade..Reconhecimento
_______________FELIZ_NATAL_____________

Beijosssssssss

Samara disse...

Muito bacana, Paulinha! Legal mesmo. E ficou lindo, em diversos sentidos.

Du disse...

A ideia foi genial mesmo, pena que eu estava fora "de mim" durante um bom tempo...

Seja no Natal ou em qualquer outra data, devemos sempre sentir a presença de Deus em nossos corações. Neste ano que passou, apesar de tudo que sofri, sempre senti que Ele me carregava no colo quando eu achava que não podia mais seguir meu caminho. 2010 foi o ano mais difícil de toda minha vida, mas ao mesmo tempo, foi o ano em que tive provas de que verdadeiras amizades ainda existem e que Deus nunca nos desampara. Talvez por isto eu tenha conseguido meu emprego tão sonhado, depois de tantas batalhas, internas e externas...

"Girando o mundo nos guia à poesia dos dias, seja com o sol, seja com a lua, ela é tua... a felicidade está em ti."

(postei esta frase no twitter quando senti que o sorriso é como uma cura... e foi. mudei minha atitude diante dos fatos e meu pensamento atraiu energias positivas)

Sou agnóstica, só pra constar, acredito em energias positivas que posso chamar do que eu quiser, inclusive de Deus, até para uma maior compreensão dos que lêem e tem outras crenças... ou até pra quem não tem nenhuma!

Beijos n'alma e que sejam felizes todos os teus dias, inclusive o de hoje!

Gabriela disse...

Realmente, a idéia foi brilhante! Vou dar uma olhada nas fotos, deve ser incrível mesmo!

Espero que tenha passado um feliz Natal e que passe uma ótima virada de nao :)

Sarah disse...

Oi sis, fico mt grata e honrada por vc ter me convidado a participar. Minha página foi feita com todo carinho do mundo. Acredito que todas as páginas foram feitas dessa forma e foi incrível vc postar todas as atualizações. Obrigada e sou o maior apoio para uma parte 2 desse lindo projeto. Pode contar comigo desde já. =]

Raphilicious disse...

Gostaria de saber se você topa parceria! Se sim, me avise para que eu possa linkar seu blog!

Feliz Ano Novo!

José María Souza Costa disse...

Agarre todas as felicidades que passar em 2011
Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
Um abraço e fique com DEUS.

http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Camile disse...

Nossa, que legal! Pena que cheguei atrasada, senão teria participado também!

Beijos!

Jackie disse...

Ahh, faz a 2°Edição!! Eu quero muito participar! =D

natália das luzes disse...

cara, que ideia legal! que bom que deu super certo! deve ser uma sensação incrivel pegar o diario tão cheio de vida!! :)

Angie disse...

Nossa Paulinha, que delícia este projeto.Gostaria nuito de ter participado, mas cheguei atrasada =\.Este ano vou ficar de olho, pois gostaria que vc fizesse uam segunda ediçãp.Bjos à todas!!

Gilciany Viana disse...

Oi Paulinha, conheci seu blog através do blog da Sanzinha. Vim aqui dar uma conferida no seu cantinho e gostei bastante. mas o que mais me chamou a atenção foi esse seu projeto lindo "Diário Viajante"...nossa menina que ideia maravilhosa e super linda. peninha que não pude participar! =(
Mas eu vi todas as fotinhos do album e vc deve estar super orgulhosa do resultado belo que rendeu!
Quando você fizer a segunda edição, eu gostaria muito de participar.
Ah! Aproveito para convisar vc para conhcer meu blog. (http://lerepensaresocomecar.blogspot.com)
Um grnde beijo querida!

ellen disse...

Que bom passar por aqui, ao fim de tanto tempo, e ver que o DIÁRIO chegou com vida ao seu destino de embarque :)

Um beijo e obrigada pelo deliciosa prenda de que fomos ofertados.

Postar um comentário