Livro: A ladeira da saudade
Autor: Ganymedes José
Editora: Moderna
Ano: 1983
Li esse delicioso livro pela primeira vez no colégio em uma época muito boa da minha vida. Eu morava em Belo Horizonte (ô saudades, meu Deus!) e a história se passa em Minas. Talvez por isso ela me passe uma emoção tão boa. Gosto de reler meus livros bastante tempo depois da primeira leitura, e foi isso que fiz. Peguei meu exemplar amareladinho e li novamente.
O cenário é a histórica Ouro Preto (ai, mais lembranças boas...), onde a protagonista Lília vai passar uma temporada na casa da tia, praticamente fugindo de um namoro com uma rapaz rico, de quem ela não gosta, forçado por sua mãe. Lá ela acaba conhecendo Dirceu, uma pessoa diferente de todas que já passaram pela sua vida.
A sensível obra de Ganymedes José vai desde a descoberta do primeiro amor verdadeiro até a liberdade de poder decidir seu próprio destino. A narrativa é recheada de referências ao clássico “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Além disso, descreve com precisão a cidade, transportando o leitor às ladeiras mineiras.
Vai muito além de um “livro para se ler na escola”. É de certa forma, inocente, e sem dúvida, poético. É leve. Reflexivo. Eu recomendo.
P.S.: Essa foi minha leitura de agosto para o Projeto 12.
14 comentários:
Quando li o título do post, pensei "é Ouro Preto". Aquelas ladeiras são mágicas e deixam muita saudade. beijos
Gostei, principalmente por se passar em Minas :)
Beijos
Paulinha li esse livro várias vezes quando era adolescente.Ao ler, parece que você está vivendo aquele romance e passeando em Ouro Preto. Amei o post! bjs
Paulinha, Ganymedes José me lembra a pré-adolescência quando li alguns livros para escola. Esse não li. Mas, claro, adoraria. Tenho certeza que é uma delícia.
Não costumo reler meus livros. Mas ele foi o único autor que fez isso comigo. rsrs
Beijos
O livro parece bom!
Você tem um projeto 12 livros 12 meses! Que bacana!! Vou dar uma olhadas nos posts com a tag!!
Oi Paula!!
Adorei seu blog, cheio de coisinhas legais. Vou ver se pego esse livro para ler, se eu gostar, depois eu vou colocar um post no meu blog comentando!
Beijos!
Que delícia de livro!!!!!!! Vai pra fila!!!!!!!
Adoro Minas, adoro cidades históricas, adoro amores... ai ai ai.
beijos!
Eu gosto muito de tudo que me acorda o saudosismo.
gostei do teu post
Deve ser mesmo uma historinha mineiramente gostosa de ler, como galinha com quiabo.
Adoro esse livro... Por ele soube da história de Marília de Dirceu, que depois vim a conhecer mais a fundo quando estudei Arcadismo no colégio.
Que lindo! Sou de Ouro Preto, li esse livro há muito tempo... Na época eu lia Ganymedes José todos os dias, além desse li toda a série da "A Inspetora" e da "Vivi Pimenta", conhece? Nó, que saudade, os livros agora estão com minhas primas mais novas lá em Goiás, nem dá pra reler...
Li esse livro quando estava na 5ª. série, fase boa da minha vida estava descobrindo a vida e suas desventuras.Adorei saber detalhes sobre Ouro Preto cidade que ainda não conheço, mais através desse livro me fez querer ter vivido nela.Mesmo hoje sendo uma adulta leio sempre o livro e não me canso de sentir, a sensação boa dessa fase mágica da vida a adolescência.
Recomendo as pessoas que leiam esse clássico.
chato queria o resumo
É o meu livro favorito
Postar um comentário